Antídio Façanha Neto

De wikITA

Nasceu em Manaus-AM em 12 de janeiro de 1951 e era o segundo de sete filhos de César Dirceu Façanha e Mirze Lopes Façanha.

Teve uma infância bastante humilde, mas desde pequeno mostrou-se bom aluno na escola, pois herdara a facilidade em ciências exatas do pai. Certo dia, voltando do colégio público onde estudava, pegou um pedaço de jornal sujo e amassado no chão, que era justamente o anúncio de uma faculdade de engenharia chamada ITA, considerada a melhor do Brasil em engenharia. Naquele momento, decidiu que queria cursar engenharia no ITA, sonho que mudaria os caminhos de sua vida para sempre.

Com muito sacrifício, seu pai o mandou para São Paulo para fazer o Anglo e no final do ano tentar o exigente vestibular do ITA, oportunidade que ele soube aproveitar muito bem, tendo sido o primeiro aluno do Anglo em matemática e física naquele ano.

Após a formatura em Eletrônica em 1977, ficou alguns anos em São José dos Campos e retornou para Manaus, onde se casou com Eleonora Caldas Façanha com quem teve duas filhas: Carolina e Diana.

Em 1987 montou uma empresa de telecomunicações chamada Façanha e chegou a projetar e fabricar robôs para o Distrito Industrial de Manaus. Montou também uma franquia do Curso Elite, de Belém do Pará, onde dedicou-se de corpo e alma ao ensino e conquistou muitos seguidores e admiradores entre seus alunos.

Faleceu em 26 de dezembro de 2006, vítima de Acidente Vascular Cerebral.


Turma de 1977

Ferramentas pessoais