Jorge Monteiro Fernandes

De wikITA

Engenheiro eletrônico pelo ITA, turma 72, tendo recebido prêmio oferecido pela Rhodia ao melhor aluno do curso, à memória do professor Wallauschek.

Mestre em Gestão Estratégica de Engenharia.

Vice-Presidente do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação -IPDE Brasília-DF.

Secretário Nacional de Ciência e Tecnologia da Organização Nacional pela Valorização da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia – OEAA

Foi Diretor-Adjunto de Tecnologia e Coordenador de Desenvolvimento Tecnológico na Empresa Brasileira de Correios - ECT, tendo coordenado a concepção, o projeto e a implantação do sistema de gestão e dos projetos do PASTE - Plano de Modernização da ECT, Programa do governo FHC.

Coordenou a formulação do Plano Estratégico do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Pólo de Tecnologia da Informação do Distrito Federal (APL de TI do DF), lançado publicamente pelo Ministro da Integração Nacional a 01 de agosto de 2002.

Organizou, enquanto Superintendente de Planejamento e Gestão do Centro de Tecnologia de Software de Brasília, o 1º Seminário Internacional – Arranjos Produtivos Locais: Rumo ao desenvolvimento Brasileiro e à Geração de Emprego e Renda, realizado de 26 a 28 de maio de 2004 em Brasília.

Prestou consultoria estratégica, no segmento de tecnologia da informação, na formulação do plano de governo de Lúcio Alcântara, Ceará.

Elaborou Plano Estratégico visando ao desenvolvimento do Shopping 8, constituído de 150 empresas em Sobradinho-DF, como consultor credenciado junto ao Sebrae/DF nos segmentos de gestão de tecnologia, projetos e programas e políticas de fomento regional de empresas de base tecnológica em Arranjos Produtivos Locais.

Na Infraero, coordenou a concepção estratégica e o projeto executivo do Sistema Integrado de Informações Aeroportuárias – SITIA, e suas implantações pioneiras, em nível mundial, nos aeroportos de Brasília e Curitiba.

Representante do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Aeronáutica no Programa AM-X, na Itália.

Concebeu e projetou a primeira carga útil lançada ao espaço brasileiro a bordo do foguete Sonda IV, em 1974.


Turma de 1972

Academia Iteana de Letras

Ferramentas pessoais