Jurandyr Nascimento Garcez

De wikITA

Aluno do ITA
Em visita ao ITA, 11/2013
No Jubileu, 11/2013
2017

Jurandyr nasceu em 5/6/39. Chegou ao ITA em 1959, a bordo de um Catalina da FAB, vindo de sua cidade Natal, Belém do Pará. Tinha um sonho: criar no Pará um centro de tecnologia nos moldes do ITA. Após concluído o curso, retornou a Belém acompanhado de três colegas de turma: Taube, Seihó e Dutra. Juntos criaram um grupo de trabalho para a implantação dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica na Universidade Federal do Pará (UFPA). A primeira turma de engenheiros eletricistas da UFPA formou-se em 1968.

Ocupou a Diretoria Técnica das Centrais Elétricas do Pará de 1964 a 1966. Em 1973 voltou ao ITA para fazer o mestrado e o doutorado. Devido a problemas com o curso da UFPA, teve que interromper seu doutorado, retornando a Belém, sanando lá as dificuldades. Fez sua Livre Docência na UFPA em 1977, obtendo assim seu doutorado. Tornou-se prof. Titular e só então ingressou formalmente na carreira universitária, pois até então tinha um contrato temporário - assim, adentrou essa carreira não por baixo, mas por cima...

Organizou a graduação e a pós-graduação em Engenharia Elétrica no UFPA, e foi responsável pela introdução de vários programas de pesquisa. Como pesquisador nível 2A do CNPq, pode continuar sua atividade acadêmica após sua aposentadoria, em 1991.

Participou de um núcleo de pesquisa em engenharia elétrica na UFPA. Em 2001 foi nomeado Professor Emérito da UFPA.

Sua área de pesquisa tem sido monitoramento, supervisão e controle de subestações de equipamentos elétricos. Seu último trabalho foi um projeto de pesquisa e desenvolvimento para a Eletronorte, sobre monitoramento e diagnóstico de descargas parciais em hidrogeradores.

Mais detalhes em seu Currículo Lattes (ver abaixo).

Casado em 1967 com Heloísa Helena Garcez, também de Belém, tiveram três filhas. Têm atualmente (11/2013) duas netas, todas morando perto do vovô, em Belém.

Por ocasião do jubileu da Universidade Federal do Pará em 2006, Jurandyr escreveu um histórico do Curso de Engenharia Elétrica, cuja criação teve a colaboração pioneira dele e dos colegas Seihó, Dutra e Taube, da turma de 1963 do ITA.

Jurandyr faleceu de um ataque cardíaco em 24/7/18.

Links externos

Resumo do TG

CV no Sistema de Currículos Lattes


Turma de 1963

Ferramentas pessoais