Miguel Taube Netto

De wikITA

1963
No Jubileu, 11/2013

Nasceu em 10/8/36, Anápolis, GO.

Currículo copiado de seu artigo "Modelagem matemática: o contido e o residual":

PhD em Engenharia Industrial, pela University of Michigan (EUA), 1972; Mestre em Engenharia Mecânica, ITA, 1967; Engenheiro Aeronáutico, ITA, 1963; Professor Titular aposentado do Departamento de Matemática Aplicada, UNICAMP. Presidente da UniSoma Matemática para Produtividade S.A. Atua na área de engenharia da produção e modelagem matemática de sistemas. Autor ganhador do 1995 Franz Edelman Award oferecido pelo INFORMS - Institute for Operations Research and the Management Sciences.


No site da empresa UniSoma, a seção História inicia com o seguinte trecho:

A UniSoma Matemática para Produtividade S.A. foi fundada em 1984 com a participação majoritária de Miguel Taube Netto, professor titular do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Um de seus primeiros trabalhos foi o desenvolvimento e a implantação do PLANFLOR, Sistema de Planejamento Florestal de Longo Prazo. Baseado em um modelo de Programação Matemática, e desenvolvido para mainframe, viabilizou a geração automática e otimizada de planos de manejo florestal de empresas como a CVRD e a Belgo Mineira.

Ainda na década de 80, a UniSoma concebeu o PLANCORTE, modelo para programação de cortes em bobinas de papel. Por meio de técnicas de Otimização Combinatória, o PLANCORTE propiciou reduções de cerca de 50% nas perdas devidas às programações de atendimento de carteira de pedidos. Alguns contratos de licenciamento do PLANCORTE, como com a Ripasa e o Grupo Simão, foram feitos sob o modelo de risco, pelos quais a remuneração da UniSoma resultou dos ganhos efetivamente percebidos por essas empresas. Não por acaso, os mais rentáveis para a incipiente empresa.

Na seção Corpo Gerencial encontra-se o seguinte sobre o Taube:

Fundador e Presidente da UniSoma Matemática para Produtividade S.A., graduou-se em Engenharia Aeronáutica pelo ITA em 1963 e obteve seu PhD no Department of Industrial and Operations Engineering da Universidade de Michigan em 1972. Foi coordenador de Pós-Graduação do Departamento de Matemática Aplicada do IMECC - Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Unicamp. Ganhador do 1995 Franz Edelmann Award, concedido pelo INFORMS.

Ver mais informações no site da UniSoma.


Na UNICAMP, foi chefe do Departamento de Matemática Aplicada. Depois de se aposentar na UNISOMA em 2012, tem exercido eventuais consultorias, especialmente na aplicação da programação matemática no agronegócio.

Mora em Campinas e tem 3 filhos e 4 netos.


Turma de 1963

Links externos

Resumo do TG.

CV no Sistema de Currículos Lattes.

Artigo "Modelagem matemática: o contido e o residual".

Ferramentas pessoais