Octávio Manhães de Andrade Júnior

De wikITA

Imagem:Octávio Manhães de Andrade Junior.jpg

Sua carreira começou como engenheiro civil. O primeiro prédio erguido sob sua assinatura foi no bairro de Copacabana, na Rua Bolívar, no Rio de Janeiro, em 1956. Eram 16 apartamenos em cada um dos 10 andares. Um orgulho para o engenheiro que, naquela época, tinha apenas 4 anos de profissão.

Nascido em Colatina, ES, formou-se pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Era a única Universidade que havia, lembra-se. E, antes mesmo de terminar o curso de Engenharia Civil, ingressou no ITA para fazer o curso de Engenharia Aeronáutica, na modalidade Aerovias.

O curso teve início no Rio de Janeiro mas foi concluído em São José dos Campos.

Pouco depois, seguiu para os Estados Unidos, onde especializou-se em Construção de Aeroportos. Entre as obras das quais sente mais orgulho, está o projeto de aeródromos na região amazônica, desenvolvido quando servia na Diretoria de Rotas Aéreas no Rio de Janeiro.

Prof. Manhães, como é mais conhecido, também foi presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, entre 2003 e 2004. Com bom humor, lembra-se que a marca em sua gestão foi ter economizado o dinheiro da entidade: Eu nunca tive o hábito de gastar demais. Aprendi que se deve usar apenas o dinheiro que se tem.

Talvez esse hábito seja conseqüência de sua paixão por matemática, que ele traz desde criança. Eu queria mesmo fazer matemática, mas meus pais me alertaram que com engenharia eu teria mais chances profissionais, E eles estavam certos.

Links Externos

http://www.civil.ita.br/pessoal/colaboradores/?Who=manhaes


Ferramentas pessoais