Raniéri de Araújo Gonçalves

De wikITA

Transcrição de e-mail enviado por Reinaldo Araújo Andrade (ELE-80) à ita-net em 19 nov 2003:

"Nesta semana está acontecendo a XXIII ProjETE, Feira de Projetos Tecnológicos da Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" em Santa Rita do Sapucaí, MG, onde nosso colega da Ele80, Raniéri Araujo Gonçalves, digo, Padre Raniéri, é o Diretor Técnico.

Lá, tive a oportunidade de realizar 3 mini-cursos sobre MES - Manufacturing Execution System, para os alunos do 3º. Ano, da manhã, da tarde e da noite.

Mas assim que cheguei na escola para o mini-curso da manhã, fui antes à capela da ETE (a escola é dos jesuíta, a ordem do Raniéri) e participei da missa ministrada pelo nosso colega. Fiquei emocionado ao receber a hóstia da comunhão de suas mãos. Quem podia imaginar que aquele simpático recifense, metedô de gagá, sócio do não menos gagazento Abreu (mas não sebosos), seria algum dia, um simpático e muito estimado padre, pela sua comunidade. Aliás, seu discurso foi lindo e seus fiéis se emocionaram às lágrimas, pois o tema foi a fé e o Padre Raniéri foi magistral.

Quero registrar que a ETE me surpreendeu, está uma escola linda, tanto em estética, como em bodosidade. É uma escola que oferece os seguintes cursos de nível médio : automação industrial, informática industrial e telecomunicações.

Todos os laboratórios são amplos, confortáveis, com postos individuais e equipados com micros e equipamentos eletrônicos recentes. Coisas do bodoso Raniéri, que levantou um tutu no PROEP e deu uma super-equipada na escola.

Fiquei bastante impressionado com o lab de automação industrial, especialmente bem montado. As gigas de PLC foram caprichosamente montadas, as redes industriais idem, os micros são de 1ª. Linha, etc. Este lab pode ser utilizado também para treinamentos profissionais contratados junto à escola (Tem bons hotéis na pitoresca Santa Rita, além de uma deliciosa praça, com matriz, jardins caprichados, sorveterias deliciosas, etc)

Quem souber de algum jovem vibrador/a com a eletrônica, pode mandá-lo/a prá lá. Santa Rita é uma bela cidade, fica próxima de Itajubá e Pouso Alegre. Está a um pulinho de São José dos Campos, é só descer a serra.

Aliás, lá entre os alunos, conheci o Diego, filho do Zé Soares da T80, o bodosão da qualidade da Helibrás.

A escola é mixta, mas a regra disciplinar jesuíta funciona. A moçada pode namorar, andar de mãos dadas, mas catação e beijação é proíbida nas dependências da escola. Na 3ª. advertência a dupla é despachada prá casa.

Porém, a condução desta disciplina é bem administrada e a moçada demonstra claramente curtir a escola. Pude conversar com rapazes e moças durante a carona que dei ao deixar Santa Rita e eles declararam seu amor pela escola. E eles acham o Padre Raniéri super gente fina, afinal é um padre eletrônico como eles e com um papo ligado no movimento.

A escola oferece alojamentos prá moças e rapazes, mas a cidade tem muitas repúblicas e não faltam opções. As mães podem ficar tranquilas, a cidade tem vocação estudantil e é conservadora, mas não careta. Vale a pena visitá-la, certamente vocês ficarão bem impressionados.

As inscrições para o vestibulinho estão abertas até 05/dezembro e as provas serão nos dias 13 e 14 de dezembro. As mensalidades estão na faixa de R$450,00, e o alojamento está na faixa de R$60,00/mes. Por ser uma Fundação, eles destinam 20% das vagas a alunos bolsistas.

Visitem o site da escola no http://www.ete.g12.br para mais detalhes.

E divulguem a ETE "FMC", pois ela merece, bem como o Raniéri e equipe, pelo belo trabalho.

Saudações iteanas,

Reinaldo Andrade - T78/79/80


Turma de 1980

Religiosos Iteanos

Ferramentas pessoais