Ricardo Pesce

De wikITA

imagem:RicardoPesce.jpg

Ricardo Pesce é formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em 1975 e é Mestre em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ingressou na Embraer em 1976, sendo o primeiro Engenheiro Aeronáutico a compor a equipe da recém-criada Divisão Comercial.

Na década seguinte, esteve envolvido na criação e desenvolvimento de vendas de aeronaves internacionais para a Embraer, antes de ser encarregado de criar uma divisão de contratos no âmbito da unidade de negócios em 1986, com a tarefa principal de preparar e gerir contratos de vendas de aeronaves comerciais.

Atuou em diversas funções nas áreas relacionadas à comercialização e vendas dos produtos da Embraer, sendo convidado, em 1999, a criar a área de Estratégia de Produto dentro da unidade de Inteligência de Mercado da Divisão de Negócios Comerciais, estando profundamente envolvido no lançamento da família de E-jets e das aeronaves comerciais.

Após a privatização da Empresa, supervisionou a integração das atividades operacionais no âmbito da Divisão de Negócios Comerciais com os sistemas SAP, em 1997.

No ano de 1998, foi incumbido de criar um escritório de representação regional, em Melbourne, na Austrália, como um precursor para o escritório da Ásia-Pacífico.

Mudou-se para Singapura em 2001, para ingressar na Embraer Ásia Pacífico e assumiu o papel de Business Development Director, tendo conduzido com sucesso as campanhas de vendas em países como Índia, Taiwan e Japão, alargando, assim, o alcance e posicionamento, tanto da marca Embraer quanto dos produtos da Empresa na Ásia-Pacífico.


Turma de 1975

Ferramentas pessoais