Rogério Jacques de Moraes

De wikITA


Rogério Jacques de Moraes nasceu no dia 14 de novembro de 1934 em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas desde pequeno foi criado no Rio de Janeiro. Seu pai, Luciano Jacques de Moraes, foi um geólogo estudioso e renomado, e sua mãe, Elvira Castelo Branco de Moraes, uma mulher forte e inteligente. Tinha duas irmãs mais velhas, mas era o primeiro entre os cinco meninos.

Fez seus estudos básicos no Colégio Santo Inácio, onde era conhecido como Mineiro no futebol por carregar consigo o jeito simples que trazia das férias na fazenda da família em Itabira, MG. Aos 16 anos fez a instalação elétrica que deu luz à fazenda. No Rio, participou de um grupo que escalava os morros da região.

Formou-se em engenharia eletrônica pelo ITA em São José dos Campos-SP. Chegou a estudar física na USP ao mesmo tempo. Fez cursos de pós-graduação em engenharia nuclear pela Escola Nacional de Engenharia no Rio de Janeiro. Foi pesquisador de telecomunicações no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) da Telebrás em Campinas.

Em 28 de outubro de 1960, casou-se com Maria Léa. Teve três filhas, Cláudia, Andrea e Renata, na opinião das quais foi o melhor pai do mundo.

Morreu na noite de 30 de setembro de 2000 de um ataque cardíaco fulminante na saída do trabalho, após ter concluído sua pesquisa para uma conferência.


Links externos

Blog em homenagem a Rogério Jacques de Moraes


Turma de 1959

Ferramentas pessoais